AmbienteFEUP
Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.

Um terço dos aterros está quase cheio

2 posters

Go down

Um terço dos aterros está quase cheio Empty Um terço dos aterros está quase cheio

Post  Helena Rodrigues Sat Oct 11, 2008 12:12 am

"Um terço dos aterros de lixo doméstico tem 80% da capacidade esgotada, porque Portugal continua a enviar a maioria destes re-síduos para aquelas estruturas, diz a Agência Portuguesa de Ambiente.

Dos 34 aterros em funcionamento em finais do ano passado, 11 estavam quase no limite de capacidade para receber resíduos, e o de Guimarães foi mesmo encerrado por já não poder receber mais lixo. Todavia, o Ministério do Ambiente garantiu , ontem, que não há nenhuma situação de ruptura e que "em todos os casos em que a capacidade se encontra perto do final está em curso a ampliação ou uma alternativa, disse à Lusa, o secretário de Estado, Humberto Rosa. O governante garantiu também que as metas comunitárias para a redução de resíduos "não estão em causa", apesar de reconhecer que poderá haver alguns atrasos nas metas do plano estratégico nacional estabelecido em 2007.

No caso de Guimarães, o lixo começou este ano a ser encaminhado para o aterro de Santo Tirso, que sofreu entretanto obras de ampliação e aguarda vistoria, estando também prevista a construção de um novo aterro em Fafe. No final do ano passado estavam também com pelo menos 80% da capacidade esgotada os aterros de Braga (em ampliação), de Lousada e de Penafiel (optimizados para prolongar a sua vida útil), de Gaia (em ampliação), Leiria (com licença de exploração para novo aterro), Figueira da Foz (ampliação), Vila Real, Vila Franca de Xira e Portimão (estes três ainda com 20% de capacidade disponível). Apenas um (Avis) tinha ainda 90% de capacidade disponível, todos os restantes tinham apenas 30% ou menos disponível.

"Os dados significam que estamos a produzir muito lixo e que reciclamos muito pouco do que produzimos", disse o presidente da Quercus, Hélder Spínola. O ambientalista realçou que 40 por cento dos resíduos são matéria orgânica e que a maior parte não tem separação, apesar de poderem ser utilizados para produzir fertilizante orgânico.

"Mesmo os sistemas que têm reciclagem orgânica são apenas demonstrativos. No total só cerca de um por cento são aproveitados", referiu, salientando a importância deste resíduos na contaminação das água.

Hélder Spínola insistiu também na necessidade de se diminuir a produção de resíduos, adiantando que em Lisboa, Algarve e Madeira (devido nomeadamente ao factor turismo) são produzidos diariamente dois quilos por pessoa, quando a média nacional é de 600 gramas. "


in JN 10 de Outubro de 2008
Helena Rodrigues
Helena Rodrigues

Number of posts : 65
Age : 36
Localização : Monção/Porto
Registration date : 2008-05-11

https://ambientefeup.forumotion.com

Back to top Go down

Um terço dos aterros está quase cheio Empty Re: Um terço dos aterros está quase cheio

Post  Diogo Nunes Sat Oct 11, 2008 5:45 pm

Bolas, a média nacional é de 600g?? Ou o Fonseca ou este gajo estão a meter uma abébia... Segundo o primeiro, a média anda perto de 1,5kg/pessoa... ou 1,3 ja n sei. Ainda assim, não me é dificil acreditar que nesses três locais a criação de resíduos seja superior.
Diogo Nunes
Diogo Nunes
Admin

Number of posts : 49
Age : 36
Localização : Invicta, Portugal
Registration date : 2008-05-11

https://ambientefeup.forumotion.com

Back to top Go down

Back to top


 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum