AmbienteFEUP
Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.

Visita à ETAR de Parada

3 posters

Go down

Visita à ETAR de Parada Empty Visita à ETAR de Parada

Post  Helena Rodrigues Wed May 21, 2008 9:32 pm

Tirando o pormenor de levarmos quase 1 hora para lá chegar achei a visita muito interessante no seu todo. A meu ver a Técnica fez um bom trabalho, ao explicar claramente o que se passa em cada etapa do processo de tratamento e levou-nos a conhecer todos os pontos da empresa!

O ponto que mais chamou a minha atenção foi a separação de grandes sólidos que é feita logo no início do tratamento, após a elevação. É impressionante as coisas que lá aparecem e mostra a olhos vistos que as pessoas não possuem bom senso, ou que lhe quiserem chamar, ao deitar seja o que for pelo cano abaixo.

Deixem neste tópico todos os vossos comentários, perguntas, etc sobre a visita! Razz


afro
Helena Rodrigues
Helena Rodrigues

Number of posts : 65
Age : 36
Localização : Monção/Porto
Registration date : 2008-05-11

https://ambientefeup.forumotion.com

Back to top Go down

Visita à ETAR de Parada Empty Re: Visita à ETAR de Parada

Post  Diogo Nunes Wed May 21, 2008 9:41 pm

Bem, a única coisa k eu posso acrescentar é a justificação k ela deua para ensacarem o composto em termos de volume e não de peso, já que tavam poucas pessoas na altura k eu lhe fiz a pergunta: Shocked
ora bem, dado que o processo de produção não é rigorosamente igual, sempre, pode haver variações da densidade do composto. Assim, vender em termos de volume (+-50L) permite-lhes fornecer uma quantidade padrão de composto ao cliente, ao passo que vender ao peso, as sacas poderiam ficar pouco cheias ou demasiado cheias..


Suspect .........very interesting indeed.....
Diogo Nunes
Diogo Nunes
Admin

Number of posts : 49
Age : 36
Localização : Invicta, Portugal
Registration date : 2008-05-11

https://ambientefeup.forumotion.com

Back to top Go down

Visita à ETAR de Parada Empty Re: Visita à ETAR de Parada

Post  Ariana Wed May 21, 2008 11:58 pm

LOOOL ela disse isso?
realmente tb quando explicou o q era CBO e CQO tb se baralhou toda xD mas no resto parecia dominar bastante do funcionamento da ETAR.. eu gostei bastante Smile
achei bastante interessante o facto de fazerem a geração de electricidade criando uma auto-suficiência a 8h/ dia, para mim foi o q me surpreendeu mais pq pensei q a taxa de aproveitamento era mto mais baixa. se como o professor Luis Melo falou aumentassem a eficiencia do processo, talvez conseguissem aproveitamentos da ordem das 12h/dia, o q já era 50% ou mais da electricidade gasta! quanto ao resto foi mais ou menos dentro do q esperava... quanto ao lixo Helena tb achei horrivel lol mas nada k me surpreenda bastante, pk já se sabe q o senso comum da generalidade das pessoas nem sempre é tão alto quanto o desejável (se bem k eu nao percebi bem cm e q foram lá parar aquelas bolas de plastico gigantes? confused Shocked )
achei tb interessante o fabrico do composto, pareceu na generalidade um processo bastante sustentável e só é pena q para completar as águas não fossem levadas para uma ETA para tratamento em vez de serem descarregadas no rio. tb é pena q nao tenham uma maneira de redireccionar o caudal pa outras estações de tratamento qd a ETAR n está a funcionar, ir logo para o rio com toda a porcaria q a gente viu, se for durante bastante tempo deve ter sem duvida danos gravosos, se bem q aquele rio tb já está bastante contaminado, enfim...
silent
espero q ainda possamos visitar outras pra comparar tb!Smile
Ariana
Ariana

Number of posts : 17
Age : 36
Localização : Porto
Registration date : 2008-05-12

Back to top Go down

Visita à ETAR de Parada Empty Re: Visita à ETAR de Parada

Post  Sponsored content


Sponsored content


Back to top Go down

Back to top

- Similar topics

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum